29 de agosto de 2007 - 05:30

Governo pretende apoiar o crescimento do setor aviário em MS

O governo do Estado recebeu, nesta manhã (28), empresários do setor de aves de corte de Mato Grosso do Sul e o representante da Câmara Setorial de Avicultura de MS, para tratar de demandas destinadas ao crescimento do setor. O governador André Puccinelli recebeu os produtores de aves e demonstrou interesse em apoiar o crescimento do setor no Estado.

     Segundo informações do Ministério da Agricultura, Mato Grosso do Sul teve queda de 3% no crescimento de produção e abate de frango, nos últimos três anos, enquanto que o crescimento nacional foi de 36%.

     De acordo com o governador, medidas já estão sendo tomadas para retomada do crescimento da avicultura no Estado, como agilidade no licenciamento para construção de novos aviários, entrega de patrulhas mecanizadas para os municípios e a redução da tarifa de energia elétrica para as indústrias. “Estamos, junto com a CPI da Enersul, viabilizando a redução de 5% da energia para as indústrias, e 3% para as residências, desde que haja interrupção do uso em determinados períodos” afirmou André. O Governador também confirmou o repasse de patrolas, pás carregadeiras e caminhões para os 78 municípios de MS, a partir de outubro. A entrega será pública, ressalta André e viabilizará a melhorias nas rodovias para escoamento de produção de aves.

     Entre as propostas entregues ao Governador, pelo setor aviário de MS, estão: a redução da carga tributária, a melhoria na infra-estrutura, com pavimentação e construção de novos aviários e a redução de tarifa de energia. O setor pretende, até 2010, abater 819 mil aves/dia, representando um crescimento de 73%, além da construção de 690 aviários de corte e 182 de matrizes e a geração de 3,3 mil empregos diretos e 7.8 mil indiretos.

     Segundo o presidente da Câmara Setorial de Avicultura, Albenah Garcia Filho, a proposta é buscar um suporte do Governo para crescimento do setor. “A avicultura não vai bem em MS. Temos um frete caro, alto preço da energia, estradas vicinais sem condições. O Governo já tem nos auxiliado com agilidade nas licenças ambientais e liberação dos créditos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) juntamente com o Banco do Brasil” declarou Albenah, que mencionou, ainda, o crescimento de Estados vizinhos (Minas Gerais, Paraná) no setor aviário, constatando que MS necessita de investimentos e incentivos para o setor.

      Estiveram presentes durante a reunião, realizada no gabinete do Governador, pela manhã, a secretária de Estado de Produção de Turismo (Seprotur) Tereza Cristina; João Carlos Krug, coordenador de Agricultura da Seprotur; André Luis Barros, do grupo Doux; Paulo Muniz, da Comaves Frango Vit; Ivonei Durigon e Éderson Vicari, da Seara Alimentos; Nerci Frohlich, da Eleva Alimentos; Flávio Henrique Silva, do grupo Cobb Vantress Brasil; Lauir Paludo, da Frango Belo; Jovino Puerari, da Frango Sul; André Ferreira, da Agencia Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro); Eraldo Jorge Leite, da Associação dos Municípios de MS (Assomasul) e Caio Neves, superintendente do Banco do Brasil.

 

 

MS Notícias