28 de agosto de 2007 - 10:45

Moradores se revezam para manter bloqueio em Panambi

Apesar do frio, moradores e produtores rurais do distrito de Panambi, no município de Dourados, se revezam para manter a barreira no Travessão da Figueira e impedir o tráfego de caminhões e carretas que entram no distrito para cortar caminho pela MS-379. A Associação de Moradores improvisou uma barraca e acendeu fogueira para aquecer os voluntários que estão há oito dias protestando no local.

Segundo o produtor rural Paulo Apolinário, os manifestantes vão abrir passagem só quando as máquinas do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) chegarem ao distrito. "Em reunião com o prefeito Tetila, durante lançamento do asfalto em Indápolis, na semana passada, ele reforçou a promessa das obras para o Panambi. Estamos aguardando", diz Apolinário, convicto de que o bloqueio só acaba com a retomada dos trabalhos.

Os moradores estão reivindicando melhorias na rua principal, a José Francisco da Cruz, onde passa o tráfego pesado de caminhões que cortam caminho passando pelo distrito que, no caminho, deixam rastro de destruição. Os veículos de grande porte levantam poeira, danificam o asfalto e colocam em risco a vida dos cerca de 900 habitantes, além do impacto provoca rachaduras nas casas, observa Apolinário.

Durante a estiagem, a poeira que vem do lado da linha do travessão e da Rua Gumercindo Bianchi prejudica a saúde da população, diz o segurança Nilton Justino, morador na Rua Conceição Maria. Apolinário é membro da comissão de moradores que esteve reunida há dois meses com o vice-prefeito Albino Mendes, que acumula o cargo de secretário municipal de Infra-Estrutura. 

Albino disse semana passada que não há verba para obras de asfalto em Panambi, mas assegurou que vai estar no distrito esta semana em companhia do prefeito Laerte Tetila, para lançar obras de limpeza, a compactação das principais ruas e o cascalhamento em pontos críticos.

O município de Dourados já completou 72 frentes de asfalto e está aguardando R$ 9 milhões de emendas parlamentares que já passaram pelo Ministério e aguardam liberação da Caixa. Os recursos são destinados para a pavimentação em bairros como a Vila Piratininga, Nova Dourados, Jardim Universitário, entre outros.

 

 

Mídia Max

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");