28 de agosto de 2007 - 08:15

Vacinação contra paralisia infantil atinge 95% em Jateí

A Secretaria de Saúde de Jateí, o município realizou no último sábado (25/08) dia D vacinação contra paralisia infantil, sendo este a segunda etapa da vacinação.

 

A mobilização aconteceu no Centro de Saúde de Jateí sob a coordenação da enfermeira do PSF 01 Urbano Karimi Kavazzani. As vacinas foram distribuídas gratuitamente desde a semana passada em suas unidades. Apenas neste dia foram vacinadas centenas de crianças, alcançando e a meta estimada 95% das 312 crianças do município. “Esta é a segunda etapa da campanha contra poliomielite que mobilizou todo o país, na vacinação obrigatória das crianças menores de cinco anos de idade” diz a enfermeira.

 

De acordo com o secretario Ademar Caetano desde o início da semana passada estão atendendo todas as crianças, inclusive da zona rural sob responsabilidade da enfermeira do PSF Rural Lílian Zanata.

 

As vacinas estão disponibilizadas nos três postos de saúde do município no distrito de Nova Esperança; Assentamento Gleba Nova Esperança; e no Centro de Saúde de Jateí. Os profissionais da saúde alertam quanto a atualização do cartão de vacinação das crianças, alegando que é preciso manter o calendário em dia, para se prevenir de doenças.

 

A meta estimulada pelo Ministério da Saúde é atingir 95% de imunização contra a doença. Esta campanha acontece duas vezes por ano, nos meses de junho e agosto. Na primeira etapa, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde conseguiu vacinar 100%, assim ultrapassando o objetivo.

 

O rotavírus, uma das principais doenças que causa diarréia grave na infância, se não tratada pode levar a óbito. A vacinação não é apenas uma campanha, mas sim algo que já se tornou parte do calendário nacional de vacinação, sendo utilizada nas unidades de saúde do país.

 

O objetivo é amenizar o agravamento da doença, pois os sintomas são diarréias constantes, febre e vômito, mas alguns desses são leves, mas quando não tratadas podem se tornar uma infecção grave. O vírus é transmitido através de água e alimentos contaminados ou até mesmos com contato direto com pessoas infectadas.

 

 

 

Fátima News