27 de agosto de 2007 - 16:55

Eclipse lunar poderá ser visto do Brasil a partir das 4h41 desta terça

Um eclipse lunar total poderá ser visto na madrugada desta terça-feira (28), a partir das 4h41 (horário de Mato Grosso do Sul) no Brasil. O fenômeno poderá ser registrado ainda na América do Norte, nas ilhas do Pacífico, Austrália, no leste asiático e na Nova Zelândia, se o céu não estiver nublado.

"No início, a mudança não será grande", disse a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). Mas "à medida que a Lua for envolvida pela sombra (terrestre), ocorrerá uma surpreendente mudança".

"A Lua transformará sua cor cinzenta de pó lunar em uma intensa coloração vermelha como a do entardecer. Este será o momento do eclipse total e durará cerca de 90 minutos", acrescentou a agência espacial.

O fenômeno não poderá ser visto na África nem na Europa. No litoral oeste (Pacífico) dos Estados Unidos, poderá ser visto totalmente depois da meia-noite. Na costa leste (Atlântico), o momento de eclipse total será interrompido pelo amanhecer.

Os eclipses lunares ocorrem quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, ou seja, quando a Lua entra na zona de sombra da Terra.

O ofusque total ocorre quando a Lua está totalmente dentro do cone da sombra. Além do que poderá ser visto nesta terça-feira, está previsto outro para 21 de fevereiro de 2008, que será visível das Américas, da Europa e da Ásia.

O eclipse desta terça-feira chegará ao pico às 6h37, enquanto que a alvorada acontece às 5h23.

 

 

Terra Redação