21 de setembro de 2004 - 09:18

Especialistas em produção agrícola se reúnem em Recife

Especialistas em produção agrícola de todo o país participam amanhã (22) e depois (23) do 12º Seminário Agrinordeste, no Centro de Convenções de Pernambuco.

A programação do evento inclui este ano, além de palestras, exposições temáticas sobre flores, caprinocultura e criação de camarão. O público, estimado em duas mil pessoas, vai poder participar de oficinas de arranjos florais, disponibilizadas pelo Sebrae.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, a idéia é discutir alternativas para promover o desenvolvimento econômico e social do Nordeste. Ele disse que os participantes vão analisar oito temas incluindo o turismo rural, segmento que vem se expandindo em Pernambuco com a instalação de restaurantes rurais e a fruticultura.

Outros temas em destaque são o uso da palma forrageira na alimentação humana, o consumo de inhame e mandioca como alternativas nutritivas e econômicas e a ampliação do cultivo da cultura do arroz, na região do Vale do São Francisco.

Durante o evento, o secretário estadual de Produção Rural, Gabriel Maciel, vai lançar o projeto "Peixe de Pernambuco, que pretende beneficiar 500 famílias de pescadores de vários municípios do Estado, com ações voltadas ao desenvolvimento da piscicultura.

O encontro é promovido pela Federação da Agricultura de Pernambuco e Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, com apoio do Ministério da Agricultura e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
 
 
Agência Brasil