25 de agosto de 2007 - 09:15

Relatores devem pedir a cassação do senador Renan Calheiros

A predisposição dos relatores do processo por quebra de decoro parlamentar contra o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), é pela cassação do senador, conforme apurou o Midiamax. A tendência é válida pelo menos para dois dos relatores: Marisa Serrano (PSDB) e Renato Casagrande (PSB-ES), que estão mais alinhados e devem apresentar um relatório unificado pedido a cassação de Renan. O senador é acusado de ter despesas pessoais pagas por lobista da construtora Mendes Júnior.

Já o senador Almeida Lima (PMDB-SE) deu mostras de que não deve concordar com o pedido de cassação. Dos três, foi o único que se convenceu com as explicações do presidente do Senado no Conselho.

A senadora Marisa confirmou que ela e o senador Casagrande estariam mais alinhados. Dando indício de que o relatório deverá mesmo recomendar a cassação, Marisa defendeu durante entrevista que a votação seja aberta, diferente do que o Renan tem manobrado para impedir. Segundo ela, o Conselho de Ética, por não ter regimento, acompanha as regras das comissões, portanto, não haveria razão para que o voto não seja aberto.

A senadora vai passar o sábado trabalhando no relatório. Na terça-feira (28), os relatores devem se reunir para discutir a forma de apresentação do(s) relatório(s) e buscar a consolidação do texto. “Mas é possível que haja três relatórios, ou dois contra um”, disse Marisa. O texto deverá ser concluído e apresentado no dia 30 durante reunião do Conselho.