24 de agosto de 2007 - 15:15

Carne: país aguarda resultado de MS para encerrar embargos

Passados quase dois anos do episódio de febre aftosa em Mato Grosso do Sul - estima-se que o foco ocorreu em 10 de setembro - o País ainda sofre embargos. Além dos dois estados diretamente envolvidos - Mato Grosso do Sul e Paraná - outros cinco foram afetados com a suspensão do status sanitário internacional e Santa Catarina com a restrição de venda de suínos para a Rússia.

Estima-se que, neste período, os estados tenham perdido cerca de US$ 2 bilhões. A indústria de carne bovina foi menos prejudicada porque realocou suas vendas para estados não embargados. Mas a de suínos teve redução das exportações.

Agora as atenções do País estão voltadas para o resultado da sorologia em Mato Grosso do Sul que pode devolver os status sanitários e encerrar, enfim, todas as restrições. A estimativa é que até o final deste mês seja divulgada a real situação sanitária do estado. Com isso, o País pede o retorno dos status à OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), na reunião que ocorre em Paris, entre 18 e 22 de setembro.

Com agências