23 de agosto de 2007 - 09:24

Simples registra adesão de 33 mil em Mato Grosso do Sul

O número de adesões à Lei Geral das Microempresas, conhecido como Supersimples, em Mato Grosso do Sul, foi de 33.758 empresas.

Deste universo, 10.621 entraram automaticamente, ou seja, aquelas micro e pequenas empresas que não possuem nenhuma pendência (dívidas). Já a partir de 2 de julho deste ano, 23.137 fizeram a adesão, depois de renegociar seus débitos. O prazo de adesão encerrou-se no dia 31 de julho.

De acordo com o diretor do Sescon/MS, Ruberlei Bulgarelli, as empresas que não aderiram ao Supersimples ainda poderão fazê-lo em janeiro de 2008, depois de atender todos os requisitos exigidos na Lei Geral.

Até aquela data, as empresas continuam recolhendo seus tributos como vinham fazendo, ou seja, sobre o lucro presumido ou lucro real. Aquelas empresas que não pretendem aderir ao Supersimples podem utilizar alguns benefícios da Lei Geral das Microempresas.

A Lei Geral das Mirco e Pequenas Empresas foi criada para atrair os empreendimentos que hoje se encontram na informalidade. De acordo com pesquisas feitas por órgãos não-governamentais, as empresas informais já somam mais que o dobro das empresas legalizadas.

 

 

Correio do Estado