21 de setembro de 2004 - 07:24

Colombianos conhecem sistema de produção de mandioca em MS

 

Um grupo de colombianos incluindo empresários, agentes do governo e pesquisadores do CIAT (Centro Internacional de Agricultura Tropical), que desenvolve pesquisas sobre alternativas de produção agropecuária para os trópicos, estará em Dourados hoje para conhecer o Sistema de Produção da Mandioca da região da Grande Dourados. Eles assistirão a uma palestra sobre o Cultivo da Mandioca em Mato Grosso do Sul – Aspectos Sócio-Econômicos da Cultura, com o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste e professor do curso de Agronomia da Uniderp, Auro Otsubo, que é mestre em Fitotecnia.

O objetivo da visita será para conhecer a produção da mandioca desenvolvida no Brasil e, em particular, em Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo que diferem do restante do país e do mundo, devido ao alto nível de industrialização e de tecnologia utilizada, com sistema avançado de produtividade, mecanização e rendimento. A palestra também será voltada para os acadêmicos do curso de Agronomia que conhecerão principalmente a parte técnica da cultura.

Hoje, o cultivo da mandioca no Estado já é opção de economia altamente lucrativa. Sua rentabilidade por área já é maior do que a produção de soja, milho e boi. Os pesquisadores e empresários colombianos querem utilizar a mesma técnica do Brasil para investimentos na Colômbia, com possibilidade também da implantação de um Parque Industrial da Mandioca em parceria com o governo brasileiro.

Durante a semana, o grupo colombiano também visitará as áreas produtoras da mandioca em Ivinhema e Naviraí, conhecerá o sistema de produção adotado por agricultores familiares e por grandes produtores, ainda vai conhecer o Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Mandioca do município de Glória de Dourados e as indústrias da mandioca em Deodápolis.

 

 

Midia Max