22 de agosto de 2007 - 15:12

Volume de cheques sem fundos cai 6,9% no acumulado do ano

O volume de cheques devolvidos por falta de fundos recuou 6,9% no acumulado do ano até julho, informou nesta quarta-feira a Serasa. Segundo a empresa de análise de crédito, foram devolvidos 20,2 cheques a cada mil compensados no período, enquanto que no mesmo intervalo do ano passado foram 21,7.

Para a Serasa, a queda da inadimplência nos cheques é reflexo da maior atividade econômica no ano -- que traz consigo a maior renda entre os trabalhadores, a queda do desemprego e a maior proporção de assalariados com carteira assinada.

"O comportamento da inadimplência com cheques evidencia também que o consumidor está com mais controle sobre suas dívidas com cheques pré-datados, ou seja, há uma melhor cultura e educação financeira, por parte da população, em relação à utilização do cheque como dívida (pré-datado)", informou a empresa através de nota.

Nos primeiros sete meses do ano, 18,4 milhões dos 908 milhões de cheques estavam sem fundos. Já no mesmo período de 2006 foram 22 milhões de cheques devolvidos por estarem sem fundos entre os 1,01 bilhão de cheques emitidos.

Julho

No mês de julho, o resultado foi ainda mais expressivo. Foram devolvidos por falta de fundos 19,1 cheques a cada mil compensados, queda de 10,3% sobre o mesmo mês de 2006 (21,3 sem fundos a cada mil compensados). Foram 2,5 milhões de cheques sem fundos entre os 131,7 milhões de cheques emitidos.

Em relação a junho, o índice ficou praticamente estável, com aumento de 0,5%. Em junho, foram devolvidos por falta de fundos 19 cheques a cada mil compensados. Naquele mês, os cheques compensados totalizaram 121,4 milhões e os devolvidos, 2,3 milhões.

Folha Online