21 de setembro de 2004 - 07:13

PSDB recua e desiste de acionar Marta e Lula na Justiça

Depois de informar que iria à Justiça Eleitoral contestar a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na inauguração de uma obra em São Paulo, neste sábado, o PSDB recuou e decidiu transferir ao Ministério Público a responsabilidade de uma eventual ação.

"Na nossa avaliação, o presidente Lula excedeu. Essa é a avaliação política. A avaliação jurídica é que nós achamos que o mais adequado seja uma avaliação preliminar no Ministério Público para não dar a impressão de que nós estamos fazendo algo que não seja propriamente a disputa eleitoral", disse o deputado Walter Feldman, um dos coordenadores da campanha do tucano José Serra.

Pela manhã, o partido havia informado que iria pedir a cassação do registro de candidata de Marta Suplicy (PT) e imposição de multa a Lula, que participou da inauguração do novo trecho da avenida Radial Leste e pediu votos para a prefeita, que tenta a reeleição.

Feldman nega que tenha havido um recuo do partido e afirmou que, desde o início, a idéia era encaminhar o caso ao Ministério Público, mas fora informado pelo setor jurídico do PSDB de que o caminho técnico-jurídico mais adequado seria a entrada na Justiça Eleitoral.

De acordo com ele, o partido não quer passar imagem pública de que pretende utilizar outros instrumentos para ganhar as eleições que não sejam a disputa nas urnas.

"Não podemos deixar a idéia de que uma ação [judicial] nossa mostra qualquer tipo de preocupação em relação à disputa eleitoral. Aí se confunde uma ação eleitoral com ação de fiscalização e a interpretação da sociedade pode ser esta. Mas também não podemos deixar de alertar que nosso presidente excede na conduta, no comportamento."
 
 
Folha Online