22 de agosto de 2007 - 12:58

Picarelli denuncia exploração de trabalhadores nas usinas de Naviraí

O deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB) agitou a Assembléia Legislativa, na sessão desta quarta-feira, ao denunciar o tráfico de trabalhadores das regiões Norte e Nordeste do Brasil para trabalhar em usinas de destilaria em Mato Grosso do Sul, na região do município de Naviraí. Picarelli explicou que recebeu informações confidenciais, comunicando as péssimas condições de vida a que cerca de mil trabalhadores estão sendo submetidos nesses locais.

Segundo o peemedebista, esses trabalhadores são ‘enganados’ com ofertas de ganhos exorbitantes, porém, quando chegam no respectivo destino, passam a ser tratados como animais. “Uns até chegam a pedir dinheiro nas ruas de Naviraí e moram em depósitos, vivendo em condições subumanas”.

Por isso, o parlamentar solicitou ao deputado Pedro Teruel (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, que interceda por esses trabalhadores junto à Justiça. “O Ministério do Trabalho deve ser informado sobre essa situação. Isso precisa ser esclarecido e solucionado”, disparou Picarelli.

Em contrapartida, o deputado Onevan de Matos (PDT), representante da região de Naviraí na Assembléia Legislativa, argumentou que essas denúncias não procedem. Já o deputado Amarildo Cruz (PT) disse que já havia falado sobre essa denúncia na Casa e é favorável à criação de uma CPI para investigar o trabalho escravo nas usinas localizadas no Estado.

Picarelli é consciente ao entender que realmente não pode haver impedimentos para a instalação dessas indústrias em Mato Grosso do Sul, mas repreende o trabalho escravo e de exploração. “Porque não são empregados trabalhadores residentes aqui no Estado?”, questionou o deputado.
 
 
 
Diário MS