22 de agosto de 2007 - 11:48

Brasil deixa astros no banco e testa base campeã da América

A seleção brasileira enfrenta a Argélia nesta quarta-feira, às 13h30 (horário de Brasília), em Montpellier, em busca da afirmação da base campeã da Copa América. No torneio continental, o treinador Dunga apostou em um esquema com três volantes no meio campo, além de ter dado chance a jogadores como o goleiro Doni e os meias Josué, Mineiro e Julio Baptista. Todos devem começar a partida de hoje como titulares.

Na busca por uma equipe ideal, o treinador deve deixar no banco de reservas os dois principais jogadores brasileiros na atualidade. Kaká e Ronaldinho, destaques de Milan e Barcelona no futebol europeu, treinaram entre os suplentes. É possível que sejam aproveitados apenas no segundo tempo da partida.

Os dois pediram dispensa da Copa América alegando que precisavam de férias depois da temporada européia. O pedido não foi bem recebido por Dunga, que já afirmou que os jogadores participantes da campanha do título continental largam na frente na disputa por um lugar entre os titulares.

Mesmo diante de um adversário com pouca tradição no cenário mundial (a Argélia está no 77º lugar no ranking da Fifa, liderado pelos brasileiros), o comandante da seleção deve manter o esquema que levou a equipe à vitória por 3 a 0 sobre a Argentina, na final do torneio continental.

No meio, no lugar de jogadores especializados na armação de jogadas, os favoritos para começar a partida são os volantes Mineiro, Josué e Elano. Um pouco mais à frente, Julio Baptista será o responsável por fazer a bola chegar a Robinho --artilheiro da Copa América-- e Vágner Love.

Confrontos

Brasil e Argélia já se encontraram três vezes na história, com total domínio brasileiro no confronto. Os brasileiros venceram as três partidas, tendo marcado seis gols. Jamais foram vazados pelos argelinos.

As duas primeiras partidas entre as seleções foram no país africano. Em Oran, no ano de 1965, vitória dos sul-americanos por 3 a 0. Oito anos depois, na capital Argel, nova vitória, dessa vez por 2 a 0.

A partida de maior destaque entre as duas equipes aconteceu na Copa do Mundo-1986, no México. Em sua segunda partida na competição, a seleção brasileira venceu por 1 a 0, com gol de Careca.

BRASIL
Doni; Maicon, Alex Silva, Naldo e Kléber; Mineiro, Josué, Elano e Júlio Baptista; Robinho e Vágner Love.
Técnico: Dunga

ARGÉLIA
Gaouaoui; Bouzid, Bezzaz, Antar e Bougherri; Zaradi, Mansouri, Belhads e Ziani; Ghires e Amri.
Técnico: Jean-Michel Cavalli

Local: estádio La Mosson, em Montepellier
Horário: 13h30
Juiz: Sandryk Biton (FRA)

NA TV - Brasil x Argélia, Globo, ao vivo, às 13h30

 

 

 

FOlha Online