22 de agosto de 2007 - 07:23

Polícia Militar faz mais uma operação na Colônia Penal Agrícola

A Polícia Militar faz nova operação na Colônia Penal Agrícola, localizada na saída para Aquidauana, em Campo Grande. A última ação ocorreu há menos de cinco dias. Pelo menos 100 policiais e 15 agentes penitenciários estaduais participam da operação pente-fino que teve início às 4 horas de hoje.

Por enquanto, os policiais já capturaram um detento evadido da Colônia. Atualmente, a unidade penal abriga aproximadamente 450 presos. Os presos que foram encontrados fora da Colônia sem autorização perdem o benefício do regime semi-aberto e são reconduzidos a presídios de regime fechado.

Também são realizadas revistas para tentar localizar aparelhos celulares, drogas ou armas artesanais. O balanço do que foi apreendido deve ser divulgado no fim da ação. Os policiais verificam ainda os documentos dos veículos, como carros e motos, em frente à Colônia. Na última ação, foram apreendidas três motocicletas. Além das celas, são realizadas buscas no pátio para tentar localizar drogas ou celulares.

O objetivo da operação, segundo assessoria de imprensa da Polícia Militar, é localizar materiais ilícitos na Colônia e coibir assaltos na Capital. Muitos roubos estariam sendo realizados por presos da própria Colônia que saem durante a madrugada.

Participaram da ação: policiais do 10º Batalhão, 1º Batalhão, 9º Batalhão e Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais). No último dia 17, a Polícia constatou a evasão de 70 presos, sendo que 9 deles foram capturados fora da Colônia e um conseguiu fugir. Os policiais apreenderam ainda dentro da Colônia 15 armas artesanais e facas, 20 celulares, 30 carregadores dos aparelhos, 15 trouxinhas de maconha, três motocicletas e 4 bicicletas, além de um aparelho de som que pode ser resultado de roubos.

Outra operação ocorreu no dia 26 do mês passado quando os policiais constataram a evasão de 39 detentos. Foram apreendidos: 34 celulares, 35 carregadores dos aparelhos, 25 facas e drogas. drogasAinda dentro da Colônia Penal os policiais apreenderam três bicicletas, 45 papelotes de maconha, cerca de 50 gramas de crack, vários cachimbos e pelo menos cinco garrafas de bebidas alcoólicas, além de duas armas artesanais, dois canivetes e duas tesouras.