21 de agosto de 2007 - 17:15

MS terá 25 expositores em Feira de Agricultura Familiar

A Delegacia Federal do MDA/MS (Ministério do Desenvolvimento Agrário no Mato Grosso do Sul) já definiu os nomes dos 25 expositores, de 17 municípios, que representarão o Estado na 4ª Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que será realizada em outubro em Brasília.
 
A idéia é apresentar os resultados de várias ações políticas voltadas à a agricultura familiar. Entre elas, o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) em suas diferentes linhas de crédito e a Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural).
 
Para Vanessa Silva, assistente técnica da Delegacia Federal do MDA/MS e coordenadora da comissão que selecionou os agricultores para a feira, a prioridade foi dar oportunidade a quem ainda não havia participado de outras edições do evento. Em 2006, a feira também contou com a participação de 25 expositores.
 
“O evento é uma boa opção do Governo Federal para divulgar o Mato Grosso do Sul e a agricultura familiar do Estado. Além da troca de experiências, os expositores têm a oportunidade de conhecer outras culturas e inovar as técnicas de produção”, diz.
 
Entre os expositores selecionados, 13 são agricultores familiares tradicionais; seis vêm de assentamentos da reforma agrária; dois de comunidades de pescadores; e três de aldeias indígenas. Destes, estão produtores de duas associações, uma de Corumbá e outra de Mundo Novo, que trabalham com a fabricação de bolsas, capas de agendas, porta-moedas e cintos, utilizando o couro da tilápia, pacu e piranha.
 
Além do artesanato, os expositores vão comercializar em Brasília, peixes congelados, doces de leite, de frutas em compotas, cristalizadas, geléias, mel, queijos, laticínios, café orgânico e farinha artesanal de mandioca.
 
Com assessoria