21 de agosto de 2007 - 13:49

INSS alerta sobre falsas ligações telefônicas

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) alerta que o pessoal da Central 135 só liga para a casa dos segurados para confirmar o agendamento eletrônico. Os teleatendentes não estão autorizados a atualizar dados cadastrais, como endereço e dados pessoais, muito menos solicitar número de benefício.

Desde o mês de junho, os teleatendentes do INSS ligam para o segurado e confirmam apenas o nome e se ele vai comparecer ao INSS no dia e no horário agendado para o atendimento. O segurado não deve fornecer nenhuma informação via telefone para terceiros. Assim futuros transtornos poderão ser evitados.

Depois de confirmar a data do atendimento, o operador da Central 135 pergunta ao segurado se ele tem toda a documentação necessária para requerer o benefício. Ou seja, checa se o segurado tem identidade, o CPF, um comprovante de residência, PIS, CTPS ou carnês, certidão de nascimento ou casamento e endereço com CEP. Essa documentação será solicitada ao segurado no dia em que ele for a APS para ser atendido, mas o atendente não confere números e outros dados. A confirmação será realizada na APS no momento do atendimento.

A confirmação do agendamento tem os objetivos de conscientizar os beneficiários sobre a importância de comparecerem às Agências da Previdência Social (APS) nos dias e horários marcados e reduzir os prazos da agenda eletrônica.

Caso o segurado não confirme o comparecimento, a vaga será imediatamente cancelada pelo operador da Central e o dia e horário serão disponibilizados para que outro segurado seja atendido.