20 de agosto de 2007 - 17:30

Escola Rural de Jateí desenvolverá projeto aprendendo xadrez

A secretaria de educação de Jateí, por determinação do prefeito Eraldo Jorge Leite (PSDB) quer colocar em prática ainda este ano, mais um projeto na escola municipal rural “Jovelino Celestino dos Santos”.
A coordenação pedagógica da secretaria e da escola se prepara para o desenvolvimento do projeto “aprendendo xadrez na escola”. De acordo com o secretário de educação, professor João Paulo Lacerda, o projeto tem por objetivo levar aos alunos os benefícios da prática do jogo de xadrez, fazendo com que esta seja uma ferramenta importante para o desenvolvimento da inteligência, do raciocínio lógico e das emoções dos praticantes.
O projeto deverá ser desenvolvido somente na escola do assentamento, que contempla o ensino fundamental. As aulas de xadrez acontecerão na própria escola, em horário a ser definido e terá a supervisão de um professor da própria unidade de ensino. No final do ano letivo, será organizado pela própria escola um torneio interno, onde o vencedor será premiado.
Segundo o secretario, vários projetos já foram desenvolvidos com incentivo do prefeito Eraldo Leite. Ele citou os projetos de educação ambiental, o projeto de resgate da história do município, o projeto “conhecendo o legislativo”, que terá continuidade na escola do assentamento na próxima segunda-feira, com a realização de uma sessão itinerante da câmara municipal. “Vários outros projetos estão em fase de desenvolvimento nas escolas da rede”, finalizou o secretário.
O jogo
Segundo estudos, o aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem várias habilidades como atenção, concentração, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão e coragem, lógica matemática, raciocínio analítico e sintético, criatividade, inteligência, organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.

 

 

Fátima News