20 de agosto de 2007 - 08:37

Agepen utiliza sistema inédito para identificar candidatos

Os candidatos que participaram do concurso para Agente Penitenciário de MS, na última sexta-feira (16) e no sábado (17) foram identificados com um sistema desenvolvido pela Gerência de Inteligência da Agepen (GISP) que usa a técnica da biometria.
A tecnologia reúne recursos de identificação biométrica, ou seja, através de características individuais do corpo humano, como o aspecto da íris, impressões digitais, e outros tipos de medidas. O método desenvolvido pelos servidores da Agepen utiliza ainda fotos e cadastros para criar um perfil de identificação.
A expectativa é de que a tecnologia sul-mato-grossense, semelhante às utilizadas por diversos órgãos federais, ajude na fiscalização e controle do acesso aos presídios estaduais. O método deve também ser aplicado para criar um cadastro de identificação dos presos, de visitantes e familiares.
Na prática, é utilizada uma webcam e um identificador de impressões digitais. Um computador faz a identificação em tempo real com margem de precisão próxima dos 100%.

 

 

Mídia Max