17 de agosto de 2007 - 04:39

Municípios de MS irão receber recursos do PDE

A partir de setembro, 25 municípios de Mato Grosso do Sul devem começar a receber os recursos previstos no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), com objetivo de melhorar a Educação Básica. A  verba será repassada depois que as prefeituras assinarem os primeiros convênios com o Ministério da Educação (MEC).
 
“Estamos prevendo assinar os primeiros convênios no dia 6 de setembro", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista à Agência Brasil. Nessa primeira etapa, devem ser atendidos cerca de 100 municípios.  No total, serão beneficiados 1.242 em todo Brasil, totalizando R$ 1 bilhão de investimento do governo federal até abril do ano que vem.
 
Haddad ressaltou que os convênios só são assinados depois que o MEC e as prefeituras elaborarem um plano de trabalho para melhorar o sistema de ensino. Para isso, os municípios estão sendo visitados por consultores do MEC.
 
Segundo o ministro, a visita é feita para realizar um diagnóstico do sistema educacional: para verificar as deficiências,  problemas de infra-estrutura e formação de professo. “É preciso fazer um plano estruturado de médio e longo prazo para sustentar suas escolas. O apoio vai chegando à medida que o diagnóstico vai sendo feito", disse Haddad.
 
Os municípios são Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Antonio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataiporã, Bela Vista, Bonito, Corguinho, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos Do Buriti, Eldorado, Inocência, Itaquiraí, Japorã, Juti, Ladário, Miranda, Mundo Novo, Nioaque, Novo Horizonte do Sul e Santa Rita do Pardo.