17 de agosto de 2007 - 04:25

Preços no comércio eletrônico caem 2,16% em agosto

Os preços dos produtos vendidos pela internet caíram 2,16% em agosto, segundo o índice e-flation, indicador desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração de Varejo) da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a consultoria Canal Varejo.

Segundo o levantamento, nesse período em particular, destaca-se o efeito da cotação do real frente ao dólar e a expansão do crédito, associado à queda da taxa básica de juros (em 11,5% ao ano) e ao alongamento dos prazos, que influenciaram valor do índice para determinados segmentos.

Entre as categorias que registraram deflação estão CDs e DVDs (baixa de 1,40% nos preços), brinquedos (-3,03%), eletroeletrônicos (-1,94%) e perfumaria (-5,08%). Por outro lado, foi anotada inflação em livros (1,82%), viagem e turismo (0,24%).

A Fundação também calcula, separadamente, a inflação para o segmento de vendas de veículos pela internet. A cesta permaneceu com o mesmo índice acumulado para 2007 do mês anterior, ou seja, com inflação de 2,65% para o período de janeiro à agosto.

Segundo Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar/FIA, com a atualização da metodologia e análise dos dados, o e-flation acumulado no ano contabiliza 1,10% de deflação.

 

 

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