16 de agosto de 2007 - 13:49

Processamento da carne do peixe é tema de curso em Anaurilândia

Está sendo realizado em Anaurilândia, desde ontem (15), um curso de Processamento Artesanal de Carne do Peixe ministrado por técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).A capacitação está sendo realizada através de um projeto de ATER Pesqueira desenvolvido pela Agraer com recursos do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

 

De acordo com a técnica da agência e uma das organizadoras do curso, Sônia Komori, o principal objetivo é capacitar famílias de pescadores e piscicultores no processamento da carne do peixe, agregando valor à atividade.Durante o curso, estão sendo repassadas aos participantes informações sobre o valor nutricional dos peixes, higiene pessoal e ambiental, cuidados com o pescado, métodos de conservação (congelamento, salga e defumação), processamento (evisceração, escamação, filetagem, defumação, conservação de pele) e preparo de receitas como lingüiça de peixe, fishburguer, bolinho de peixe, peixe à escabeche, moqueca, torresminho, filé ao molho, entre outras.

 

Para o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, a iniciativa é importante, pois vai de encontro a uma das prioridades do governo do Estado para o segmento produtivo.”A capacitação é vista como prioridade pela Agraer. É preciso capacitar, aprimorar e qualificar tanto os técnicos quanto os produtores. Agindo desta forma, promove-se melhorias em todo o segmento produtivo”, comenta Roldão.

 

O curso em Anaurilândia reúne quinze participantes e acontece até amanhã (17). O evento está sendo coordenado pela Agraer de Bataguassu com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Promoção Social e Associação Municipal de Pescadores/Piscicultores.

 

 

               Incentivo

 

            A piscicultura é uma atividade que vem sendo incentivada no município de Anaurilândia, por meio da Associação Municipal de Pescadores/Piscicultores e da Secretaria Municipal de Agricultura. A expectativa é de que sejam instalados no município, tanques de piscicultura em um lago que se formou com o represamento do Rio Paraná, como forma de aumentar a geração de renda e garantir melhorias na qualidade de vida dos pescadores e piscicultores do município.

 

 

 

 

 

Notícias.MS