20 de setembro de 2004 - 15:43

PSDB quer cassar candidatura de Marta Suplicy

O PSDB vai pedir à Justiça Eleitoral a cassação da candidatura da prefeita Marta Suplicy (PT). A representação deve ser formalizada ainda hoje, com base na declaração de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à prefeita, durante a inauguração do prolongamento da Radial Leste, no sábado. Marta não participou do ato, mas Lula pediu votos para a reeleição da prefeita durante a cerimônia.

"Nosso candidato em Sorocaba foi cassado por ter sido citado durante um evento público. Na minha opinião, é o mesmo caso, Lula não poderia ter citado o nome da Marta", afirmou o presidente municipal do PSDB, Edson Aparecido, durante caminhada com o candidato tucano, José Serra, em Cidade Tiradentes, na zona sul. "Foi uma irresponsabilidade o que aconteceu no sábado", disse Serra. Segundo ele, a obra foi concluída e inaugurada às pressas, para beneficiar a candidata.

O Tribunal Regional Eleitoral cassou o registro da candidatura de Luiz Christiano Leite da Silva (PSDB) à Prefeitura de Sorocaba, na primeira quinzena de agosto. No dia 06 de julho, o tucano compareceu à inauguração da Escola Municipal Basílio da Costa Daemon. Segundo Aparecido, ele havia sido apenas citado durante a solenidade.

De acordo com a assessoria do tribunal, Leite infringiu o artigo 77 da Lei nº 9.504/97, que proíbe candidatos a cargos executivos participar, nos 3 meses que precedem o pleito, de inaugurações de obras públicas. A presença do candidato no interior da escola durante a solenidade de inauguração, informou o TRE, basta para caracterizar a infração.

 

 

Agência Estado