20 de setembro de 2004 - 15:40

Tempestade Jeanne mata mais de 500 no Haiti

O número de mortos no Haiti em decorrência das enchentes e dos deslizamentos de terra provocados pela tempestade tropical Jeanne passa de 500. Jeanne, que em sua passagem anterior como furacão pela República Dominicana e por Porto Rico deixou 14 mortos e mais 260 feridos, perdeu força e atinge agora o Haiti como tempestade tropical.

O representante do governo na região de Artibonite, no norte do país, Elie Cantave, informou que a maioria das mortes ocorreu na cidade de Gonaives, no nordeste, onde vivem 100 mil habitantes. O acesso à cidade por terra é impossível, já que as estradas se transformaram em rios de água e barro.

Estimativas do governo dão conta de que 80 mil pessoas ficaram seriamente prejudicadas pela tempestade. Milhares de famílias passaram a noite nos telhados de suas casas, totalmente inundadas pelas águas que transformam a cidade em um mar.

O primeiro-ministro interino do Haiti, Gedrad Latortue, que declarou a área como zona de desastre, tentou ontem percorrê-la em um comboio da Minustah e não pôde chegar ao centro da cidade de Gonaives nem a muitas outras localidades.

A tempestade tropical Jeanne e o furacão Karl se movimentam hoje em direção ao norte do Atlântico, longe do continente.

 

 

Terra Redação