15 de agosto de 2007 - 10:03

Delcídio apóia empréstimo de U$$ 1 bi para financiar empresas

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira empréstimo no valor de US$ 1 bilhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para o financiamento de micro, pequenas e médias empresas.
O senador Delcídio Amaral (PT-MS) , que é membro da CAE, diz que os recursos são fundamentais para financiar a expansão do mercado, especialmente depois da aprovação do Supersimples, que reduz a carga tributária das micro e pequenas empresas.
- As micro e pequenas empresas contratam 50% da mão-de-obra formal no Brasil, o que representa quase 90 % dos trabalhadores com carteira assinada. A partir do acesso às linhas de crédito do BNDES, as micro , pequenas e médias empresas vão poder expandir seus negócios e tirar mais gente da informalidade – acredita o senador.
Com a aprovação do Super Simples,  as empresas  que já estavam no antigo regime – o Simples Federal – podem  ter uma redução de até 20% ainda em cima dos impostos que recolhiam. Com o Super Simples, as empresas que não aderiram ao Simples podem chegar a uma redução de 50% da carga tributária .
Delcídio esclareceu que a suplementação de recursos para o BNDES é  muito importante porque os empréstimos a serem oferecidos pelo banco serão mais competitivos.
- O BNDES vai repassar esses recursos para os bancos regionais a um custo baixo, principalmente para os micro e pequenos empresários, que precisam fazer novos investimentos,  com prazos novos para pagar e com carências estimadas em 5 anos – aposta o senador.
A CAE vai estudar a criação de uma diretoria exclusiva dentro do BNDES para tratar dos créditos às micro e pequenas empresas, visando facilitar o repasse direto dos recursos para essas empresas, sem a necessidade da intermediação dos bancos privados.
 
 
 
 
Fátima News