20 de setembro de 2004 - 14:44

Experiências de humanização são mostradas em Brasília

Brasília - Experiências bem sucedidas de humanização do Sistema Nacional de Saúde (SUS) estarão em exposição durante o 1º Seminário Nacional do HumanizaSUS, que começa hoje em Brasília. Durante três dias, representantes dos Grupos de Trabalho de Humanização, técnicos do Ministério da Saúde, instituições de ensino e de pesquisa, além de organizações não-governamentais (ONGs) vão promover o intercâmbio de idéias e experiências voltadas para uma política de saúde mais humana.

"Pretendemos divulgar as experiências de um SUS que dá certo, possibilitando, assim, espaços de trocas para fazer com que as marcas da humanização sejam multiplicadas", afirmou a coordenadora da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, Regina Benevides. Serão mostradas as experiências que venceram o Prêmio David Capistrano, criado no final do ano passado para incentivar a implantação de iniciativas para melhorar o atendimento aos pacientes da rede pública de saúde. A premiação aconteceu em junho deste ano e teve 671 concorrentes de todos os estados brasileiros. Ao todo, 16 instituições receberam a premiação no valor de R$ 50 mil.

O HumanizaSUS foi criado com a proposta de implantar um atendimento mais humano dos serviços prestados à população. Segundo Benevides, para que isso ocorra é necessário discutir também mudanças no modelo de trabalho. "Não podemos imaginar que alguém vai trabalhar bem e prestar seu melhor serviço se não há condições para isso. Não há como falar em humanização sem falar na realidade dos trabalhadores da saúde", afirmou.
 
 
 
Agência Brasil