14 de agosto de 2007 - 07:41

Resultado de sorologia de bovinos do Estado sai até hoje

 
A secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina da Costa Dias, disse ontem, em entrevista ao programa Primeira Notícia, que o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) deve divulgar até hoje o resultado da sorologia feita em Mato Grosso do Sul, com exceção de Eldorado, Mundo Novo e Japorã.

“O Mapa passará isso entre hoje e amanhã. O indicativo que nós temos é que está indo tudo muito bem e ficaremos ansiosos aguardando o resultado dos três municípios que deve sair daqui uma semana ou dez dias”, informou a secretária, explicando que o primeiro passo assim que os exames ficarem prontos é readquirir o status de área livre de aftosa com vacinação que, primeiramente, o Mapa deverá fornecer. “Só depois disso, o Ministério pedirá à OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) que mande uma comissão ao Estado para fazer uma avaliação desses resultados”, explicou.

A secretária apontou que toda a determinação técnica exigida pelo Mapa - em termos de ações de sanidade animal - foi cumprida pelo Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). “Nós abatemos os animais que tinham que ser abatidos, fizemos o vazio sanitário nas propriedades, a sorologia, a identificação de todos animais em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, além do recadastramento das propriedades da região”, informou.

Para Tereza, o resultado junto ao Mapa será positivo. “Estamos muito confiantes. Acreditamos que no máximo no começo de setembro, depois da autorização pelo Ministério, a OIE seja convocada para fazer essa auditoria no Estado”, acrescentou.

A secretária explicou ainda que a vinda da missão da União Européia ao Brasil está marcada para o fim de outubro. Ela acredita que, depois dos focos de febre aftosa registrados na Inglaterra no começo deste mês, mostrando que o problema pode ocorrer até mesmo num país adiantado e desenvolvido e com um rebanho considerado pequeno, a missão virá com “lupa” olhar os trabalhos realizados aqui. “Eles virão com uma inspeção muito mais cuidadosa e detalhada”, considerou.

Tereza Cristina também mencionou, durante a entrevista, o encontro com os secretários de Agricultura dos estados, marcada para a próxima sexta-feira (17), na Embrapa Gado de Corte, na Capital. A reunião tratará de sanidade animal e vegetal no território nacional. “Já existe um estudo preliminar que busca padronizar as ações em todo o País, levando em conta as peculiaridades regionais de cada estado brasileiro”, destacou.

 

 

Mídia Max

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");