10 de agosto de 2007 - 15:31

CAAMS convida para Caminhada Legal

A Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul, em comemoração ao Dia do Advogado – 11 de agosto, realiza neste sábado, a partir das 08h30, mais uma atividade direcionada para a melhoria do condicionamento físico dos participantes: a Caminhada Legal.

Os diretores da CAAMS diretamente envolvidos na mobilização dos colegas advogados, estagiários e demais segmentos da população campo-grandense, Paulo Roberto Neves de Souza (Presidente), Jésus Cunha (Vice-presidente) e Eclair Nantes Vieira (Secretária-adjunta), esperam reunir cerca de duas mil pessoas. Realçam que o percurso de dois quilômetros a ser percorrido neste sábado (11), é relativamente pequeno.Para tornar a caminhada ainda mais atrativa, a Caixa de Assistência dos Advogados mandou confeccionar e está comercializando por tão-somente R$ 10 (dez reais), uma camiseta alusiva ao evento. A camiseta é o ingresso para a tradicional feijoada que será servida na sede da CAAMS.

Antes do início da caminhada, da Avenida Mato Grosso, 4700, Carandá Bosque (sede da CAAMS), haverá sessão de alongamento e aquecimentos sob a orientação de professores de Educação Física da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), além de aferição da pressão arterial.

 

O que é sedentarismo – De acordo com o Dr. Turíbio Leite Barros Neto, o sedentarismo já é considerado a doença do milênio. Na verdade trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que demandam gasto energético por facilidades automatizadas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço reduzindo assim o consumo energético de seu corpo.

Ele define o sedentarismo  como sendo  a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas.