20 de setembro de 2004 - 13:32

PF investiga fraudes no INSS de Glória de Dourados

 

A Polícia Federal de Dourados conclui na próxima quinta-feira inquérito sobre fraudes na agência do INSS em Glória de Dourados, município a 274 quilômetros de Campo Grande. As investigações vêm sendo realizadas há seis meses.

A PF já ouviu quase 200 pessoas que têm algum tipo de envolvimento no crime de fraudes contra o Instituto Nacional de Seguridade Social. Nove pessoas já foram indiciadas pela Polícia Federal. São sete vereadores e dois representantes do Sindicato Rural.

Segundo o delegado da PF que investiga o caso, o esquema funcionava da seguinte maneira. A pessoa entrava com pedido de aposentadoria no INSS de Glória de Dourados. Como a pessoa não atendia aos requisitos do órgão para pleitear o benefício ela não conseguia a aposentadoria. Por causa disso os pretendentes procuravam a Câmara de Vereadores do município ou o Sindicato Rural da cidade.

Os vereadores ou representantes do Sindicato forjavam documentos e testemunhas para as pessoas conseguirem os benefícios. Do total de pessoas investigadas (160), pelo menos 40 devem ter os benefícios cancelados porque ficou comprovada a irregularidade na concessão dos benefícios. Assim que o inquérito for concluído será remetido ao Ministério Público Federal.

Os procuradores vão analisar o inquérito e oferecer ou não denúncia contra os indiciados ao juiz federal. A PF de Dourados, há cerca de um mês, também indiciou 4 funcionários do INSS de Dourados e uma advogada, todas da mesma família pelo mesmo tipo de crime. O inquérito ainda está sendo analisado pelo Ministério Público Federal.

 

 

Dourados Agora