10 de agosto de 2007 - 14:29

Jateí: Parceria gera curso de “Doma Racional” em fazenda

No último sábado dia 04 de agosto, foi realizada a entrega dos Certificados do Curso de Doma Racional, na Fazenda Velho Barreiro Municipio de Jateí, a entrega foi realizada pelo Vereador de Jateí, Manoel Pinheiro de Andrade “Nézinho” e Presidente do Sindicato Rural de Jateí, Senhor José Pereira da Silva, que foram os responsáveis em trazer este curso ao Município através de parceria com o SENAR. Após realização da entrega do Certificado houve um almoço de confraternização entre os trabalhadores que prestigiaram o curso.

 

Durante o curso, o instrutor passou informações das características do cavalo e o método de doma racional. O curso teve como objetivo criar pessoas aptas para o manejo e a lida com cavalos assim como, iniciar um potro como cavalo de sela e treiná-lo para qualquer modalidade de esporte, trabalho ou lazer, com conhecimentos específicos, técnicos, culturais e práticos.

 

Segundo o presidente do sindicato José Pereira da Silva, a Doma Racional é uma nova modalidade de lidar com o cavalo. Ele observa que a técnica se diferencia da tradicional porque o cavalo é conquistado pelo homem, baseado nos conhecimentos naturais do animal. Na tradicional o animal é dominado pela força do homem.

 

No curso de Doma Racional os princípios de não violência, repetição, recompensa, progressividade, continuidade e ritmo são destacados. Além disso, estudam-se os arreamentos, embocaduras, rotina de higienização dos animais e orienta-se sobre as formas de apresentação ao cabresto (halter) para leilões e exposições. Outro enfoque do curso é de como montar o animal parado e em movimento, maneira correta de encilhar e ainda, as principais doenças dos eqüinos.

 

 

 

 

 

Fátima News