9 de agosto de 2007 - 10:39

Caarapó desenvolve programa de incentivo literário

A Secretaria de Educação e Esportes de Caarapó, em parceria com o Programa Escrevendo o Futuro, da Fundação Itaú Social, está desenvolvendo ações ligadas à literatura com participação de professores cursistas - alfabetizadores da educação Infantil e professores de língua portuguesa e de literatura do Ensino Fundamental e Médio das escolas das redes municipal e estadual, incluindo a Aldeia Te`ýikue. O projeto tem por objetivo de propor aos alunos uma coleta de poemas na comunidade, com base em estudos de gêneros textuais sob o tema Catadores de Poemas, encantadores de emoções e sentimentos.

 

Vários alunos estão realizando entrevistas com professores, familiares, poetas e amantes da poesia, recolhendo depoimentos, experiências de contato com o esse gênero textual, além de coletar poemas aprendidos ou escritos por cidadãos caarapoenses. “Os relatos das entrevistas já realizadas deixam transparecer o entusiasmo dos alunos ao desafio de conhecer e reconhecer a poesia no outro”, afirma a coordenadora do programa, professora Marlene Balbueno de Oliveira Ortega, da Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos.

 

Na opinião do secretário municipal de Educação e Esportes, professor Ismael Martins Guevara, a metodologia aplicada é de muita eficácia, pois envolve o repasse ao professor e o fazer do aluno. “Precisamos apoiar ainda mais os nossos educadores que se propõem a fazer uma educação de qualidade em nosso município”, observou.

 

Para o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), essa ação valoriza e resgata a cultura local, além de servir para incentivar o contato dos alunos com a poesia. “É uma oportunidade também de proporcionar aos estudantes uma maneira de buscar, de descobrir, de correr atrás de seus objetivos”, argumentou.

O Programa Escrevendo o Futuro foi criado pela Fundação Itaú Social em 2002 e tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras e para a formação de educadores, professores polivalentes e de Língua Portuguesa. A organização entende que, dessa forma, contribui também para a melhoria da qualidade de ensino. Para a fundação, saber ler e escrever com competência é muito importante para a plenitude das pessoas, pois além de ser imprescindível para o sucesso na vida profissional, o domínio da leitura e escrita é fundamental para a constituição da cidadania.

 

 

 

Fátima News