8 de agosto de 2007 - 17:19

Agepen inaugura padaria em unidade penal de Aquidauana

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), órgão vinculado à Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), implanta amanhã (09), o projeto de panificação e confeitaria no estabelecimento penal de regime fechado de Aquidauana

A implantação da padaria objetiva a profissionalização e capacitação dos internos, tornando-os aptos no ofício da panificação, para que quando libertados definitivamente possam se reintegrar à sociedade. A princípio, 100 internos, divididos em grupos menores, receberão o treinamento. Posteriormente, repassarão o treinamento aos demais. Tudo que for produzido na padaria será para consumo interno da Unidade.

Padarias como esta estão em pleno funcionamento nas cidades de Paranaíba, Ponta Porã, Cassilândia e Corumbá. Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, “garantir frentes de trabalho aos internos de todo o estado é prioridade da Sejusp. Através do trabalho ele aproveita o tempo produzindo, com a possibilidade de retornar à sociedade já com uma profissão”.

Para o Coronel Hilton Villasanti Romero, Diretor Presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, “o trabalho é fundamental para que os internos sejam reinseridos na sociedade, resgatando a auto-estima e se capacitando para quando for posto definitivamente em liberdade”.

A solenidade acontece ás dez horas, no interior da Unidade Penal e vai contar com a presença do Diretor Presidente da Agepen, Coronel Hilton Villasanti Romero, dos Diretores de Assistência Penitenciária Alberto Gaspar Neto, da Diretoria de Apoio Operacional, José Marcos Ourives, de vereadores locais, representantes dos clubes Rotary e Lyons e do prefeito de Aquidauana Felipe Orro.