8 de agosto de 2007 - 13:00

Vereador reassume prefeitura de Cassilândia pela terceira vez

Pela quinta vez a administração pública de Cassilândia tem um novo prefeito: o vereador Baltazar Soares (PMDB), que já havia assumido a vaga depois do afastamento do titular, José Donizete Ferreira de Freitas (PT), e agora retorna a funçao, conforme decisão proferida hoje pela juíza da 1ªVara de Cassilândia, Jeane Barbosa Ximenes. Desde o dia 16 de julho a função era exercida pelo também vereador Romão Maiorchinni (PMDB).

Soares assumiu a prefeitura agora há pouco. Ele já esteve na função por duas vezes, depois que José Donizete e o vice, Tião da Marieta foram afastados, denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE) por improbidade administrativa. No dia 6 de julho, a Justiça também afastou Baltazar Soares da função e outros cinco vereadores, acusados de terem recebido mensalinho de R$ 1 mil e ainda ratear os R$ 20 mil pagos por sessão extraordinária.

Sem prefeito, vice ou presidente na Câmara de Vereadores, a função passou a ser exercida pelo juiz da cidade, Silvio Cezar Prado. No dia 13 de julho, um recurso do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) possibilitou o retorno dos vereadores ao Legislativo. Uma liminar, impetrada no dia 5 de julho já havia obrigado que fosse feita uma nova eleição da Mesa Diretora da Câmara e com isso Romão Maiorchinni assumiu a prefeitura de Cassilândia.

Agora, vencido o prazo para que fosse apresentada denúncia contra os vereadores, expirou o prazo da validade do caráter liminar – o afastamento dos parlamentares e a necessidade de nova eleição – por isso, a liminar perdeu a eficácia e Jeane Barbosa Ximenes determinou que eles voltassem a formação anterior, ou seja, Baltazar Soares reassumiu a presidência da Câmara de Vereadores e agora, a prefeitura.

 

 

 

TV Morena