8 de agosto de 2007 - 10:42

Lula diz que Brasil está disposto a contribuir com Nicarágua

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à Nicarágua lembrando a antiga amizade com o presidente do país, Daniel Ortega. Ao desembarcar no aeroporto de Manágua, às 19 horas (horário local, 22 horas em Brasília), Lula ressaltou que esteve pela primeira vez na Nicarágua em 19 de julho de 1980, no primeiro aniversário da Revoluçao Sandinista.

"É uma emoção diferente regressar à Nicarágua como presidente da República", afirmou. Esta é a primeira vez que um governante brasileiro visita oficialmente o país. Lula disse que antes de se tornarem presidentes, ele e Ortega já estiveram juntos com vários líderes, como Nelson Mandela, da África do Sul, Yasser Arafat, da Organização pela Libertação da Palestina (OLP), e Muammar Kadafi, da Líbia. Afirmou também que foi na Nicarágua que conheceu Fidel Castro.

O presidente disse ainda que "o Brasil está disposto a concluir quantos acordos forem necessários para contribuir com o crescimento econômico e a justiça social na Nicarágua".

A relação de amizade entre os presidentes também foi lembrada por Ortega na cerimônia de recepção a Lula. Cerca de 100 pessoas, entre políticos locais e empresários, cumprimentaram o presidente e a primeira-dama Marisa Letícia no aeroporto. 

 

 

Agência Brasil