20 de setembro de 2004 - 11:05

Subcomissão pode centralizar debate do salário mínimo

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público pode criar uma subcomissão para debater propostas que prevêem a recuperação do salário mínimo e do poder de compra do trabalhador. Hoje o valor do mínimo é R$ 260. O requerimento que pede a criação dessa subcomissão foi apresentado pelo presidente da Comissão de Trabalho, deputado Tarcísio Zimmermann (PT-RS) e deve ser votado após as eleições municipais de 3 de outubro.
O deputado explica que a idéia é promover uma ampla discussão envolvendo parlamentares, empresários, representantes do Governo, dos executivos estaduais e municipais, centrais sindicais e outras entidades ligadas aos trabalhadores.

Metodologia
Tarcísio Zimmermann afirma que, se o Governo já tivesse definido há 20 anos uma metodologia de cálculo para o salário mínimo, como a que será adotada em 2005, baseada no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita mais a correção da inflação, o valor do piso nacional estaria em torno de R$ 400. O deputado defende que, além de debater propostas para melhoria do salário mínimo a longo prazo, a nova subcomissão trace estratégias emergenciais que garantam um aumento de 10% a 15% para o menor salário do País. "Se nós trabalharmos com uma recuperação real de 7% a 8% a cada ano, isso poderá proporcionar um valor aceitável, porque, hoje, o valor do salário mínimo é inaceitável para as necessidades do povo", avalia Zimmermann.

Debates no Executivo
O parlamentar elogiou a iniciativa do Governo de também promover uma série de debates com centrais sindicais e confederações empresariais sobre o assunto. A partir daí, as propostas que obtiverem consenso entre patrões e trabalhadores vão se transformar em projetos a serem encaminhados ao Congresso Nacional.
 
 
Agência Câmara