7 de agosto de 2007 - 17:25

Em MS, 149 mil trabalhadores tem direito a receber o abono do PIS

A Caixa Econômica Federal (CEF) começa a pagar a partir desta quarta-feira (8) os rendimentos do Programa de Integração Social (PIS) e o abono salarial do calendário 2007/2008.

Em Mato Grosso do Sul tem direito a receber o abono, que é de um salário mínimo (R$ 380) 149 mil trabalhadores, segundo a superintendência da CEF.

Se todos receberem o abono, a Caixa deverá pagar somente no Estado R$ 56 milhões. Nos últimos anos, em torno de 95% dos beneficiados tem recebido o benefício no banco.

Quem pode receber

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o trabalhador que estiver cadastrado no PIS/PASEP até 2002, tenha trabalhado, no mínimo, 30 dias em 2006 com carteira assinada e tenha recebido, em média, até dois salários mínimos mensais, tem direito a sacar o benefício.

Os rendimentos do PIS estarão disponíveis aos participantes cadastrados no PIS/PASEP até 4 de outubro de 1988, desde que ainda possuam saldo de quotas do PIS. O saque das quotas pode ser solicitado a qualquer momento nas agências da Caixa.

O saque das cotas do PIS pode ser solicitado pelos seguintes motivos: aposentadoria, reforma militar, invalidez permanente, idade igual ou superior a 70 anos; transferência de militar para a reserva remunerada, titular ou dependente(s) portador(es) do vírus HIV; câncer do titular ou de seus dependentes, morte do participante, benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso.

Como proceder

Com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada, o trabalhador poderá sacar seu benefício em um terminal de auto-atendimento da instituição, casa lotérica, Caixa AQUI ou em uma agência da Caixa. Quem não tem o Cartão do Cidadão deve procurar uma agência do banco, levando documentos de identidade e comprovante de inscrição no PIS.

Outras informações podem ser obtidas pelo Disque Caixa. O número é 0800 726-0101. Na internet, o endereço é http://www.caixa.gov.br

 

 

 

TV Morena