4 de agosto de 2007 - 09:15

Mês de julho é o mais gelado em sete anos em SC

 

Meteorologistas apontam o mês de julho como o mais frio em Santa Catarina nos últimos sete anos. A onda de frio derrubou as temperaturas no Estado durante boa parte do mês. As mínimas do ano foram registradas no último final de semana, com -5,6°C em Lages, na serra, e 2,5°C em Florianópolis.

Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, do Centro de Hidrometeorologia e Recursos Ambientais de Santa Catarina, as massas de ar polar chegaram com muita freqüência à região Sul do País, o que não é um fato comum.

"As massas de ar frio de origem polar chegaram com freqüência e a atmosfera se manteve fria por vários dias consecutivos, perdendo apenas para o mês de julho de 2000", completou.


Nos últimos anos, segundo ela, a temperatura costumava subir após a chegada de uma massa gelada. "Em julho o frio não deu trégua", explica.

No último mês, massas de ar frio permaneceram na região Sul, mantendo a temperatura extremamente baixa. "Normalmente ocorre algo parecido com o verificado nesta primeira semana de agosto: após a intensa massa de ar frio a temperatura sobe gradativamente até a chegada de outra massa".

 

 

Terra Redação