3 de agosto de 2007 - 13:39

André promete aumento nominal aos PMs em 2008

Após firmar acordo salarial com os professores da rede estadual, o governador André Puccinelli (PMDB) prometeu agora há pouco, antes de embarcar para Dourados, um aumento nominal para os soldados e cabos da Polícia Militar em 2008. Questionado sobre qual seria o percentual de aumento nominal, ele disse que ainda não foi definido.

No entanto, André Puccinelli deixou claro que o reajuste será com base na reposição da inflação mais um ganho percentual real que deve ser definido só no ano seguinte. Ele também se comprometeu em equiparar os salários dos cabos pelo nível mais alto, já que os vencimentos deles são classificados em três níveis diferentes.

Ontem o governador conseguiu fechar com os professores uma proposta que prevê ganho real de 12% em dois anos aos 18 mil profissionais da categoria a partir de 2008, incluindo a incorporação de 60% da regência de classe aos salários. Pelo acordo, o projeto prevendo reajuste salarial, data-base e incorporação será encaminhado à Assembléia Legislativa em novembro deste ano.

A proposta de Puccinelli provocou a suspensão da paralisação nas escolas estaduais e o protesto em Campo Grande na próxima quarta-feira. Pela proposta encaminhada pelo Poder Executivo, os professores estaduais terão 60% da regência de classe incorporada aos salários em três fases a partir de 2008, sendo 20 pontos percentuais por ano.

Do 100% pago a título de regência hoje, restaria 40% neste item. Com a incorporação da regência, o valor-base dos salários para calcular outras gratificações será maior, o que elevará o rendimento mensal dos docentes. O Estado comprometeu-se ainda a repor a inflação e, conforme os cálculos da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), o ganho real, descontando o índice inflacionário, será de 12% em dois anos.

Luciana Aguiar

Os principais pontos da negociação são a incorporação gradativa da regência de 100% ao salário-base dos professores, a definição do calendário de pagamentos até dezembro e o pagamento de resíduos da regência dos meses de fevereiro e março nos dias 27 de agosto e 27 de setembro. Com relação ao salário dos servidores em funções administrativas, Puccinelli assegurou a melhoria salarial para quem concluir cursos de capacitação, e prometeu um estudo no ano que vem para a equiparação salarial gradativa.

 

 

 

Mídia Max