3 de agosto de 2007 - 05:19

85% das escolas escolheram livros didáticos para 2008

Cerca de 85% das escolas públicas de ensino fundamental e médio atenderam à convocação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para escolher os livros didáticos que vão utilizar em 2008. No Distrito Federal, 100% das escolas participaram do processo e em mais três estados – São Paulo, Paraná e Tocantins – o índice passou dos 90%. Estes são os primeiros resultados do processo de escolha do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PMLEM).

"O resultado demonstra que os professores estão conscientes da importância de escolher livros didáticos adequados ao projeto político-pedagógico da escola e à realidade da comunidade escolar", afirma a coordenadora-geral dos programas do livro, Sônia Schwartz. As escolas que não escolheram os livros receberão os títulos mais pedidos no município ou no estado em que estão localizadas.

No início desta semana, foi iniciado o levantamento do número de exemplares de cada título a ser adquirido em negociação com as editoras, com início previsto para 16 de agosto. Na segunda quinzena de setembro, as escolas receberão correspondência do FNDE com a relação dos livros que serão entregues até 10 de janeiro de 2008. Os livros são enviados pelos Correios, diretamente para as escolas urbanas. No caso das escolas rurais, as encomendas são entregues na secretaria municipal de Educação ou na prefeitura, que se encarrega de transportar as obras até cada uma das unidades.

O FNDE vai distribuir 68,3 milhões de livros didáticos para estudantes do ensino fundamental e 14,4 milhões para o ensino médio, que deverão ser utilizados por três anos. Além disso, também será feita a reposição de livros para alunos de 1ª a 4ª série e de algumas disciplinas do ensino médio. É que a distribuição do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) tem sido ampliada a cada ano. Até hoje, foram distribuídos livros didáticos de português, matemática e biologia. Em 2008, serão enviados os de história e química.

 

 

MS Notícias