31 de julho de 2007 - 14:42

Nova Andradina é sorteada para receber treinamento da CGU

Nova Andradina, localizada a 300 quilômetros da Capital, foi um dos 10 municípios sorteados pela Controladoria-Geral da União (CGU) para receber treinamento do Programa de Fortalecimento de Gestão. Municípios com até 50 mil habitantes podem se inscrever no programa, que tem como objetivo principal orientar os gestores municipais sobre a melhor e mais correta aplicação dos recursos públicos.

De acordo com técnicos da CGU, que participam da fiscalização municipal, as falhas e os erros constatados, muitas vezes, não são decorrentes de má-fé dos gestores, mas sim da desinformação dos agentes locais, o que dificulta a boa aplicação do dinheiro público. O gerente da Diretoria de Prevenção à Corrupção da CGU, Mário Vinícius Spinelli, disse que o resultado dos municípios capacitados pela controladoria tem sido positivo.


Segundo ele, as áreas em que os municípios mais precisam de capacitação são as de licitação e contratos, acompanhamento e execução de convênios e gestão de programas do governo federal. "Também há uma demanda muito grande para capacitação dos seus controles internos, em função da própria natureza da CGU. Esses são os temas em que os municípios geralmente necessitam de maior capacitação", destacou Spinelli.

As ações do Programa de Fortalecimento da Gestão incluem seminários e oficinas, cursos de educação a distância e disponibilização dos materiais técnicos para consulta dos agentes municipais. Vinte e cinco municípios já foram sorteados para receber a capacitação, que é gratuita e feita por especialistas da CGU.

Os demais municípios sorteados foram: Aliança, em Tocantins; Tijucas do Sul, no Paraná; Marquês de Souza, no Rio Grande do Sul; Retirolândia e Arataca, na Bahia; Granito, em Pernambuco; Santa Maria Madalena, no Rio de Janeiro; Planalto, em São Paulo; e Estrela do Sul, em Minas Gerais.

Cerca de mil municípios já se inscreveram para receber o treinamento de servidores, desde que o programa foi lançado, em junho de 2006. Para isso, basta se inscrever preenchendo os dados do formulário disponível no site www.cgu.gov.br (Com informações da Agência Brasil).