30 de julho de 2007 - 15:01

COB lançará candidatura do RJ à Olimpíada dia 13 de setembro

 
Um dia após o encerramento dos Jogos Pan-Americanos do Rio, o presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, anunciou que o Brasil lançará no próximo dia 13 de setembro a candidatura para sediar a Olimpíada de 2016.

"O Comitê Olímpico Internacional e a Odepa [Organização Desportiva Pan-Americana] acham que o Rio deve entrar. Então, vamos apresentar uma candidatura forte", disse Nuzman, que também fez um balanço do Pan-Americano.

"Nós não nos arrependemos de nada. Faremos tudo de novo e igual outra vez... o presidente Mário Vázquez [da Odepa] tinha razão, foi o melhor Pan da história."

Para Nuzman, os Jogos Olímpicos de 2016 representam uma candidatura da população brasileira. "Todos querem as Olimpíadas de 2016 e já estamos trabalhando nisso há um ano. É uma candidatura do povo e da população brasileira", disse.

Até agora, sete cidades já manifestaram publicamente interesse em sediar os Jogos de 2016: Rio de Janeiro, Chicago (EUA), Madri (Espanha), Baku (Azerbaijão), Doha (Catar), Tóquio (Japão) e Praga (República Checa).

Nuzman defendeu que Madri abra mão de sua candidatura para que não haja conflito de interesses com o Brasil. "O momento de oportunidade é muito mais voltado para as Américas do que para uma cidade européia", afirmou.

Ele argumentou ainda que a Europa já sediou a Olimpíada de 2004 (em Atenas) e a cidade de Londres será palco do evento de 2012.

Segundo o presidente do COB, o espírito esportivo prevê um rodízio de chances entre os candidatos. "Não podemos concentrar a Olimpíada em um único continente. Não é esse o espírito dos Jogos", disse ele, lembrando que a América Latina sediou uma Olimpíada pela última vez em 1968, no México.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também declarou nesta segunda-feira acreditar que, com o Pan, o Brasil se credenciou para sediar Copas do Mundo e Olimpíadas.

 

Mídia Max

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");