28 de julho de 2007 - 08:20

MS registra por ano 6.266 mil acidentes no trabalho

Hoje é dia nacional de prevenção de acidentes no trabalho. Em Mato Grosso do Sul ocorrem em média seis mil acidentes por ano. Para diminuir esse número, 33 normas obrigam o empregador a garantir a saúde e segurança dos trabalhadores. Um conjunto de medidas administrativas, técnicas, médicas, educacionais que ajudam a prevenir acidentes e doenças dentro das empresas. A maior dificuldade da Delegacia Regional do Trabalho que fiscaliza os cumprimentos das normas está em registrar o número correto de acidentes, muitos não são informados ao órgão.
 
A Previdência Social estima que a cada três horas um funcionário sofre algum acidente no ambiente de trabalho no país. Em Mato Grosso do Sul no ano de 2005 quase sete mil acidentes foram registrados. Um número considerado alto pela Delegacia Regional do Trabalho. No estado os frigoríficos e a construção civil são os setores que mais oferece risco.
 
Em maio deste ano Graciano Rodrigues Oliveira de 29 anos morreu soterrado por causa de um acidente na obra de contenção de enchente da prefeitura, localizada na região do shopping de Campo Grande. José Ferreira dos Santos de 42 anos ficou ferido. A perícia feita pelo CREA apontou vários fatores para o desabamento, entre eles: cano de água estourado, falta de escoramento da vala e acúmulo de terra.
 
Qualquer dúvida, reclamação ou orientação o trabalhador pode ligar para a Delegacia Regional do Trabalho pelo telefone 3901-3048.
 
 
 
TV Morena