27 de julho de 2007 - 09:29

Dados das caixas-pretas já estão no Brasil

Os dados das caixas-pretas do Airbus da TAM, que sofreu um acidente no último dia 17, já estão em São Paulo. Eles serão levados a Brasília ainda hoje em um avião da Força Aérea Brasileira. A Aeronáutica deve se pronunciar ainda nesta manhã sobre o assunto.
O coronel Fernando Camargo, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), chegou hoje às 8h06 em São Paulo com os dados retirados dos equipamentos. Ele estava acompanhando a análise das caixas-pretas em Washington, nos Estados Unidos.
 
No final da tarde de quinta-feira, técnicos americanos e brasileiros encerraram os trabalhos de análise dos dados. Os peritos trabalharam no material desde o início da manhã de ontem, no laboratório da Agência Americana de Segurança de Transportes.
 
Os dados das caixas-pretas devem ser encaminhados ao Cenipa e à Polícia Federal, que conduzem duas investigações diferentes sobre o acidente. Deputados da CPI do Apagão Aéreo também solicitaram acesso às informações, mas elas devem ser mantidas em sigilo e só liberadas por uma determinação judicial.
 
O Airbus, que fazia o vôo JJ 3054 e partiu de Porto Alegre no final da tarde de 17 de julho, não conseguiu parar ao aterrissar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, passando por cima da avenida Washington Luís antes de se chocar com um posto de gasolina e um prédio da TAM Express, onde havia funcionários trabalhando.
 
 
Terra Redação