25 de julho de 2007 - 05:54

Funasa de MS e MT promovem intercâmbio

O chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Mato Grosso do Sul, Nelson Olazar, está recebendo a visita da chefe do Dsei Xavante de Mato Grosso, Marley Arantes, que veio ao Estado para troca de experiências.

O grupo formado por Nelson Olazar, Marley Arantes e técnicos do Dsei Xavante, além do chefe da Casa de Saúde do Índio (Casai) de Mato Grosso, Kelson Rezende Silva, vai visitar, até a próxima sexta-feira (27), os municípios onde ficam localizados os Pólos-Base de Dourados, Caarapó, Iguatemi, Tacuru e Amambaí.

“Os técnicos estarão conhecendo a estrutura do Dsei/MS, como funciona as áreas de logística, operacional, financeira e as parcerias entre prefeitura, Secretaria de Assistência Social (SAS), Ministério da Saúde e a ONG Missão Evangélica Caiuás”, diz o chefe do Dsei de Mato Grosso do Sul.

De acordo com Marley Arantes, os representantes da Core/MT estão no Estado para saber como o Distrito conseguiu reverter o quadro de mortalidade infantil  entre 2005 e 2007. “Estou aqui para conhecer o trabalho deste Dsei e o critério usado para contratação e seleção de agentes de saneamento e indígenas de saúde, pois pretendo levar a experiência daqui para aplicar no Dsei Xavante que é responsável por 14 mil indígenas”, afirma Marley.

Para Nelson Olazar, os resultados positivos alcançados pelo Dsei de Mato Grosso do Sul mostram que existe uma participação ativa do Conselho Distrital do Estado (Condisi) no atendimento à população indígena.

 

 

TV Morena