25 de julho de 2007 - 16:10

Investimentos no setor de transporte chega R$ 241 mi, diz Biffi

Os investimentos no setor de transporte de Mato Grosso do Sul podem chegar este ano a R$ 241 milhões, com base na Lei de Execução Orçamentárias de 2006. “Com a liberação gradual dos recursos, o perfil rodoviário e modal de Mato Grosso do Sul começa a passar por transformações profundas”, comenta o deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT-MS). Conforme levantamento realizado pelo parlamentar, o DNIT mantém contratos de frente de obras em cerca 3 mil quilômetros.
 
Entre ações previstas no orçamento, boa parte em execução, estão a recuperação n BR-262, entre a divisa de São Paulo e Corumbá (R$ 64.124,775,00 milhões); recuperação da BR-163, entre Mundo Novo a Sonora (48.977.000,00 milhões), recuperação da BR-158, na divisão G0-MS (R$ 39.300.000,00 milhões); restauração de rodovias federais - trechos não especificados (R$ 31.613.000,00); construção do trecho rodoviário Três Lagoas-Selvíria, na BR-158 (R$ 10 milhões); construção da Ponte Rodoferroviária sobre o Rio Paraná em Aparecida do Taboado; (R$ 8 milhões); recuperação da ponte Maurício Joppert sobre o Rio Paraná, na BR 267 (R$ 7 milhões); adequação da travessia urbana em Paranaíba, BR-158 (R$ 2 milhões); construção do Anel Viário – Município de Corumbá, BR-263 (R$ 2 milhões). A lei também prevê investimentos em serviço de manutenção terceirizada de rodovias (R$ 16.236.000,00 milhões); conservação preventiva e rotineira de rodovias (R$ 12.570.000,00 milhões).     
 
Biffi lembra que em 2005, o estado de conversação da BR 163 era péssimo. Foi alvo de audiência realizada no ano retrasado pelo seu mandato, com os municípios da região Norte pedindo urgência na recuperação de pontos críticos. “Depois desta ação aconteceu uma operação tapa buraco emergencial e recentemente vários trechos foram restaurados, com vários trechos recebendo revestimento primário, acostamento e as guias recuperadas”, comenta.
Para o parlamentar nos últimos dois anos a questão foi tratada com maior atenção pela bancada que concentrou investimentos no setor via projetos extra-orçamentários junto ao DNIT.
 
O trabalho de restauração atingiu a BR 262/MS, do município de Corumbá até a capital, Campo Grande, e do Posto de Mutum até três Lagoas estão em andamento os serviços de manutenção. As demais rodovias que recebem esses serviços no Estado são: BR 267, em toda sua extensão (683 quilômetros); BR 163, da divisa com o estado do Paraná até Campo Grande; e a rodovia BR 060 do município de Bandeirantes até a divisa com Goiás. Na BR 060 (município de Sidrolândia) e ainda na BR 163 do município de Sonora até Nova Alvorada, o DNIT executa obras de restauração, estimadas em R$ 200 milhões.
 
Além de rodovias, Biffi destaca investimentos em outros modais. Em Campo Grande, com apoio da bancada, estão acertados recursos para o projeto de construção do Terminal Intermodal de Campo Grande, considerado uma das maiores vias de escoamento da região. Obra estimada em R$ 21 milhões, será licitada ainda este ano. “Para este ano  estão garantidos recursos da ordem de R$ 7 milhões”, afirmou.
 
Outra ação importante, em fase de elaboração de projeto é a construção do contorno ferroviário do município de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. O início das obras deve ocorrer em 2007.
No setor hidroviário, salienta que o DNIT executa os serviços de manutenção da hidrovia do Paraguai, estimados em R$ 4 milhões. O trecho ,apresenta boas condições de navegação, através dos serviços rotineiros de balizamento do canal, dragagem e sinalização do rio. Esta hidrovia possui 3.442 quilômetros de extensão Outra inovação, é o serviço de colocação e substituição da sinalização horizontal, com quase 40,9% do trabalho concluído.
 
 
Fátima News