18 de setembro de 2004 - 10:54

Criadores de vírus voltam a usar web para trocar acusações

Uma nova briga entre os autores de vírus surgiu na quinta-feira, com o lançamento de novas versões da praga digital MyDoom, que trazem uma foto de Sven Jascha, programador alemão responsável pelos vírus Netsky e Sasser.

Jaschan foi preso em maio deste ano por autoridades alemãs e está sendo acusado do crime de sabotagem. Após sua prisão, ele confessou ter escrito o código do altamente destrutivo vírus Sasser e de mais de 20 versões do Netsky.

As duas ameaças, junto com o MyDoom, foram as piores pragas a atingir o mundo virtual nos primeiros meses deste ano.

Agora, porém, os programadores de rivais estão comemorando a captura de Jaschan e usando seu cartão de visita favorito --no caso, novas versões do MyDoom-- para ridicularizar o inimigo.

Nesta quarta-feira, as novas variantes chegaram à internet. Uma delas, a "Y", traz uma foto de Jaschan "fichado" pela polícia alemã. "Acho que o grupo responsável pelo MyDoom quer mostrar para todos que venceu a batalha", disse Mikko Hypponen, gerente de pesquisa da empresa de antivírus F-Secure.

Os vírus são relativamente inofensivos e têm o objetivo de comunicar ao mundo que seus autores continuam livres para programar novas e mais perigosas pragas. "Os criminosos digitais continuam soltos", disse Hypponen.

Rivalidade

A rivalidade entre Jaschan e o grupo responsável pelo MyDoom ficou clara para especialistas em vírus no começo deste ano, quando o hacker alemão lançou o Netsky --que era projetado para destruir ameaças como o MyDoom e o Bagle.

O MyDoom e o Bagle foram programados para controlar os computadores e transformá-los em micros zumbis, que depois são usados para enviar spams, as mensagens de e-mail não-solicitadas. As primeiras versões do Netsky tinham o objetivo de eliminar essas ameaças.

Os internautas, porém, foram pegos no meio da guerra dos dois grupos. Levas de Netsky e MyDoom surgiram, colocando em risco a segurança dos usuários. "Jaschan provavelmente pensou ser um Robin Hood moderno", disse Hypponen.

 
 
Folha Online