25 de julho de 2007 - 10:08

Beto quer implantar biblioteca rural em distrito de Jateí

O Vereador e Presidente da Câmara de Jateí, Carlos Alberto Jorge Leite “Beto” (DEM), Indicou a Mesa Diretora da Casa de Leis, na última sessão ordinária realizada na segunda-feira (23), para que fosse oficiado ao Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, JOÃO PAULO LACERDA DA SILVA, para que estude a possibilidade de implantar uma biblioteca pública rural no Distrito de Nova Esperança. Haja visto que foi criado em 2003  pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário o Programa de Bibliotecas Rurais “ARCA DAS LETRAS”, para incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em comunidades rurais.

        

O Programa que integra ações dos Ministérios da Educação, da Cultura, da Justiça, de Minas e Energia e articula iniciativas de outras esferas públicas e privadas com a finalidade de disseminar a informação e a literatura no meio rural. Também reúne recursos dos Estados e Municípios que contribuem para a criação de condições adequadas para a implantação das bibliotecas, tais como publicações locais, fabricação das arcas e mobilização das comunidades rurais. E, ainda, reúne esforços dos movimentos sociais e de órgãos não-governamentais, que colaboram para a chegada do programa às diversas regiões do País.  

 

Beto Leite destaca que de início, terá que ter uma pessoa responsável para preencher informações prestadas no formulário (em anexo) que serão necessárias para os procedimentos de cadastro da comunidade no Programa Arca das Letras, de organização e entrega da biblioteca. “Os dados servem ainda para orientar a seleção dos livros que deverão compor o acervo da Biblioteca e outros complementos bibliográficos a serem posteriormente encaminhados de acordo com assuntos de interesse da comunidade nele registrados, ou seja, de acordo com o perfil cultural de cada comunidade, os livros serão selecionados”, enfatiza Beto.

 

Cada biblioteca tem cerca de 200 títulos, obtidos por doação de órgãos públicos e privados, Ongs, editoras, artistas e estudantes do meio urbano. Os acervos são formados pelas áreas de literatura infantil, literatura para jovens e adultos, livros didáticos e de pesquisa, livros técnicos e especializados (sobre cidadania, saúde, agricultura). Nos acervos, são incluídos assuntos de interesse das populações rurais em suas realidades específicas. Arca das Letras já chegou a 3.500 comunidades rurais de 970 municípios de 24 Estados brasileiros e, como cooperação técnica solidária, ao Timor Leste e à Cuba.

 

Segundo o vereador, neste caminho já foram distribuidos no meio rural cerca de 750 mil livros que atendem a mais de 400 mil famílias de assentamentos da reforma agrária, de associações do Crédito Fundiário, quilombolas, indígenas e de outras comunidades de agricultura familiar e o Município de Jateí. “Não podemos ficar fora desse programa tão importante que trás resultados positivos da rede de parcerias e da gestão comunitária das bibliotecas, promovendo a educação, a cultura, o trabalho e o entretenimento entre as populações do campo, contribuindo para o desenvolvimento humano no mundo rural”. Finalizou Beto Leite.

 

 

Fátima News