24 de julho de 2007 - 14:06

Após susto, chama do Pan é reacesa no Maracanã

A forte chuva e os ventos que atingem o Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira foram responsáveis por uma cena inusitada. A chama pan-americana, símbolo dos Jogos, ficou apagada por cerca de 30 minutos, mas foi reacesa pelos organizadores.

A pira pan-americana está instalada em uma das laterais do Estádio do Maracanã, na região central do campo. Os funcionários do estádio trabalharam para que a chama pudesse ser acesa novamente.

A pira foi acesa no último dia 13 de junho, na festa de abertura, pelo ex-atleta Joaquim Cruz. Ele foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, na prova dos 800m rasos. O Pan se encerra no próximo domingo, em cerimônia a partir das 18h.

Após o episódio, o Comitê Organizador (Co-Rio) informou que a chama da pira pan-americana esteve, desde a madrugada até o meio-dia desta terça-feira, em período de manutenção e testes visando à cerimônia de encerramento.

Neste período, a chama se manteve em nível mínimo. O CO-Rio declarou que a chama possui três níves de exposição: manutenção (mínimo), competição (médio) e cerimônia (alto).