24 de julho de 2007 - 07:44

Após 21 anos, Janeth se despede do basquete em luta pelo ouro

A ala Janeth, de 38 anos, se despede seleção brasileira de basquete, a partir das 14h30 (horário do Mato Grosso do Sul) desta terça-feira, contra os Estados Unidos, em uma final que pode render o último ouro de sua carreira.
A jogadora, que há 21 anos veste a camisa da seleção, diz que a intenção é deixar a quadra, mas não a modalidade. "Gosto de estar no meio do esporte", afirmou. "Já estou um pouco cansada de treinar e treinar. Minha dedicação 100% encerra hoje. Já chorei, olhei no espelho, agradeci todos os momentos, falei com as meninas."
Com uma bolha no pé esquerdo, Janeth diz que anda um pouco ansiosa, acordando mais cedo do que o usual, mas diz que nada vai atrapalhar a despedida, nem mesmo o público pequeno na final.
Ontem, durante a semifinal em que o Brasil bateu Cuba, o público compareceu de forma bem tímida à Arena Multiuso. Para Janeth, o dia e horário do jogo --no meio da tarde-- não ajudaram.
"Nosso público é muito fiel. De longe ou de perto ele está nos observando." Ela considera que foi "justa" ao avisar da saída: "Já fui antecipando para que todo mundo fosse mentalizando, conversei com as meninas para que elas estejam preparadas para o que vai vir depois."
Para uma das companheiras de time, a jogadora Ega, o último ícone da geração de Hortência e Paula vai deixar saudades. "Janeth era para ser estrela, mas sem estrelismo, a humildade dela é muito grande. Ela tem o respeito da gente sem impor."
 
 
Folha Online