23 de julho de 2007 - 10:29

Atrasos atingem 32,4% dos vôos, diz Infraero

O apagão no centro de controle de tráfego aéreo de Manaus (AM), o Cindacta-4, no fim de semana, ainda causa reflexos nos principais aeroportos do país, segundo a Infraero, a estatal que administra os aeroportos.
 
Das 644 partidas programadas entre 0h e 10h desta segunda-feira (23), 209 sofreram atrasos de mais de uma hora (32,4% do total) e 52 foram cancelados (8%).
 
Nos aeroportos de Brasília, Confins (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS), mais da metade dos vôos atrasaram.
 
O maior percentual foi registrado na Capital do Ceará, onde 18 dos 24 vôos tiveram atraso superior a uma hora (75% do total). Na Capital federal, 15 dos 25 vôos atrasaram (60%). Já no terminal do Rio Grande do Sul, dos 25 vôos previstos no período, 14 tiveram atrasos (56%).
 
O aeroporto que registrou maior índice de cancelamentos foi o de Florianópolis (SC). Dos oito vôos marcados até as 10h, três foram cancelados (37,5%).
 
 Pane no Cindacta
Os problemas para os passageiros começaram na madrugada de sábado (21). Uma pane no centro de controle de tráfego aéreo de Manaus (AM), o Cindacta-4, fez com que vôos domésticos e internacionais que passavam pela Região Amazônica voltassem ao ponto de partida.
O Cindacta-4 controla toda a Região Amazônica, que inclui o Norte do país, Mato Grosso e parte do Maranhão. Além dos vôos domésticos, também foram prejudicadas viagens aéreas entre o Brasil, Estados Unidos e América Central. O sistema voltou a funcionar ainda no sábado, mas os aeroportos ficaram lotados o dia todo. No domingo, 44% dos vôos atrasaram.
Segundo a Aeronáutica, um curto-circuito comprometeu as operações de controle de tráfego aéreo. O Comando da Aeronáutica determinou a instauração de procedimentos administrativos para investigar as causas da interrupção do fornecimento de energia no Cindacta-4.
 
 
 
G1