21 de julho de 2007 - 04:39

Conclusão dos exames de sorologia sai em 15 de agosto

O resultado da análise laboratorial nos materiais sorológicos para avaliação de circulação viral da febre aftosa em animais no sul do Estado, cuja colheita termina nesta sexta-feira, deve ser divulgado no dia 15 de agosto, conforme estima o diretor-presidente do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Roberto Bacha. O trabalho de colheita foi antecipado em dez dias, pois a previsão era concluí-lo no fim do mês.

Bacha destaca que a expectativa, diante do trabalho realizado, é bastante positiva, já que a perspectiva do Estado é bastante favorável pela contestação da doença. Ele ressalta que o material foi colhido em uma ação conjunta com a SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura de Mato Grosso do Sul), incluindo 9 mil bovinos e bubalinos no Estado e cerca de 2.800 animais em Eldorado, Mundo Novo e Japorã.

Ao término da ação, as amostras serão encaminhadas ao Lanara (Laboratório Nacional de Referência Animal) do Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), em Fortaleza. A primeira etapa de colheita, iniciada em junho em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, envolveu 6 mil animais. No restante do Estado, o trabalho que teve início em maio, colheu amostras em 29 mil animais.

 

 

 

Mídia Max